Quem sou eu

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Coleção "Biblioteca Afro-Brasileira" da Pallas

Há cerca de 2 ou 3 anos atrás (confesso que não lembro o mês e ano exatos) as escolas municipais de Salvador receberam coleções de livros, que vinham em sacolas de plástico parecidas com aquelas de praia, de nome "Biblioteca Afro-Brasileira" da Editora Pallas.

Composto de dez livros, vinham logo nas capas que a indicação era pro Ensino Fundamental II. Inicialmente esse fato causou estranheza nas escolas em que atuo, tendo em vista que ambas atendem apenas no Ensino Fundamental I. Portanto, os livros não eram direcionados aos nossos alunos inicialmente.

Então, por que foram enviados para todas escolas? Por que não enviaram apenas para as escolas de 6° a 9° ano? Será dinheiro jogado fora?

Eu respondo a essa última pergunta, que “não”. Porque esse material pode ser muito bem utilizado por nós professor@s para a nossa formação e como material de apoio.

Na escola em que atuo pela tarde cada professor ficou responsável por ler ao menos um livro da coleção e apresentá-lo a equipe. Eu pretendo ler e apresentar todos aqui. Não serão resumos, mas sim aperitivos para que os coleg@s (principalmente os da Rede Municipal de Salvador que tem os livros disponíveis nas escolas) decidam lê-los e usá-los.

Primeiro vamos conhecer os títulos:

"Mestre Bimba: Corpo de Mandinga"
Muniz Sodré

“Terra de Palavras: Contos”

Organização de Fernanda Felisberto

“O jovem Martin Luther King”

Christy Whitman

Tradução e adaptação de Guca Domenico

“Luiz Gama”

Myriam Fraga

“Canto negro”

Solano Trindade

“Zumbi, o último herói dos Palmares”

Carla Caruso

“História da África: uma introdução”

Ana Mónica Lopes & Luiz Arnaut

“A Velha Guarda da Portela”

João Baptista M. Vargens & Carlos Monte

“Sikulume e outros contos africanos”

Adaptação de Júlio Emílio Braz

Ilustrações de Luciana Justiniani

"Nas asas da liberdade"

Rogério Andrade Barbosa

Ilustrações Rubens Matuck


As imagens das capas foram tiradas da web. Clicando na imagem se chegam aos links. Em algumas imagens os livros aparecem como sendo de outras editoras. A coleção recebida nas escolas era da Editora Pallas. Quando falar dos livros separadamente, irei apresentar a ficha bibliográfica tal qual está no livro em questão da coleção.

Nenhum comentário: